quarta-feira, 6 de julho de 2011

Atualização

Desculpem a demora nas informações, é que a América Central acabou se apresentando como um trecho, muito estressante no que diz respeito a imigração e aduana, como relato a seguir....

Dias 16, 17, 18, e 19 – 02 a 05 de Julho

Dia 16 – 02 de Julho.

Permanecemos em Cidade do Panamá, aproveitei o sábado para trocar o óleo da GS, fui muito bem atendido na concessionária Bavarian, priorizaram meu atendimento por estar em viagem internacional, troca de óleo e filtro, verificação do nível do óleo da caixa de marcha, aperto da bolha que estava vibrando, e conserto do pneu traseiro que estava com um pequeno vazamento. Deixamos a moto na BMW eu e Waldez e fomos especular os preços pelas redondezas, que é bem servida de lojas de importados, acabamos batendo em um shoping, Center Plaza, bem parecido com os shopings de Miami, com todas as grandes marcas a disposição, com uma arquitetura moderna e um excelente Hotel dentro do complexo, verdadeiro Oasis para aficionados por compras, precinhos muito parecido com o do Tio San, e até mais baratin...
Por falar em Miami, a orla onde ficam os principais Hotéis de grandes cadeias mundiais como, Sheraton, Meridien, Merryot..... é muito parecida com Miami Beach, claro respeitando as devidas proporções, cidade muito simpática, vale a pena visitar.
Na volta para o Hotel resolvemos para em uma espécie de Self Service para almoçar, grata surpresa, comidinha muito parecida com a do Brasil. Aproveitamos a tarde para descançar um pouco, ninguém é de ferro, e por falar em surpresa, quando descemos para jantar, quem aparece??? O Francisco Guerra, que também está indo para o Alaska, e tinha passado lá em casa, em Belém a uns 15 a 20 dias antes de embarcamos para Manaus, esse mundo é pequeno mesmo, o cabra tava sumido, tínhamos perdido a sua localização, o Spot estava apagado a uns 7 dias, rolou muito papo, e foi muito bom conferir que o espanhol dele dele tinha evoluído bastante, o máximo foi quando ele chamou a garçonete e pediu, uma saladita e um xuco com achucar, quase um nativo...hehehe....

Dia 17 – 03 de Julho – Panamá a Porto Quepos (Costa Rica) – 480 Kms.

Saímos por volta das 6.30, o Chileno, El Gringo, Pata Negra, Manel, O Guia, já nem sei mais do que chamar a figura (gente da melhor qualidade), já nem imagino a viagem sem a companhia dele, tomou café conosco e partimos rumo a Costa Rica. Logo nos primeiros 30 Kms, dei prego de gasolina, o computador de bordo da GS ainda marcava 14,8 Kms, para zerar o tanque, só que eu tinha esquecido que tinha tirado gasolina do tanque para embarcar no vôo da Air Cargo, e provavelmente o sistema não reinicializou com o volume correto.....sorte que o Manel tem um tanque tamanho família da Adventure e me socorreu até chegar ao próximo posto...
A Carretera é muito boa, optamos por ir pelo circuito das praias, pelo pacífico é claro, porque o atlântico, para nós já é velho conhecido, rodamos por uma rodovia em excelente estado, que corta toda costa, um circuito incrível de praias, e com a presença também das grandes cadeias de Hotéis, paraíso de surfistas, e com condomínios formatados para o publico alvo....o Americano...que está invadindo direto o pedaço...
Jantamos em um restaurante excelente chamado Manuel Antonio (igual ao nome do Chileno), e dormimos em um hotel nas cercanias da praia Quepos (linda paisagem)....

Dia 18 – 04 de Julho – Porto Quepos a Manágua (Nicarágua) – 720 Kms.

Continuamos pelo circuito das praias na Costa Rica, quanto mais avançávamos subia o padrão dos imóveis, até retomarmos a rodovia em direção a Nicarágua. Chegamos a Nicarágua por volta do meio dia, fizemos a imigração e a entrada das motos, a entrada foi assim como impressionante, de cara a visão de um vulcão em atividade, e um campo de propulsores de energia aéolica, tudo muito bom, tudo muito bem, de repente uma blitz local, quando parei o guardinha pilantra, alegou que eu e o Waldez tínhamos ultrapassado com faixa continua, e olha que não tinham nem outros veículos para a tal ultrapassagem, depois de tanta conversa, o oficial interveio e determinou que tínhamos que pagar uma multa de 1.600,00 cordobas (dinheiro local), em um banco a uns 40 Kms do local, o problema é que já eram 3.40 hs, e o banco fechava as 4.00 hs, não teríamos tempo de voltar para recuperar as habilitação que ficariam retidas com eles até a comprovação do pagamento.... isso cheira a que???? bola, propina, sac...... o que foi negociado por 500,00 cordobas, e mais uma caneta espião que o Mestre dos Magos, tentou registrar o delito....
Dormimos em Manágua, a capital, chegamos a noite um transito caótico, não vale a pena visitar esse pais, tivemos problemas do início ao fim, até na saída os funcionários foram debochados....

Dia 19 – 05 de Julho – Manágua (passando por Honduras) a Santa Rosa (El Salvador) – 397 Kms.

Sinceramente não tenho nada de bom para falar da Nicarágua e Honduras, são países pobres do quarto mundo, muita miséria, e péssimo tratamento aos turistas, não recomendo, acho mesmo que o melhor seria fazer uma ponte de Costa rica até El Salvador e simplesmente deletar esse dois países....
Chegamos a El Savador por volta do meio dia, acreditando que os tramites seriam rápidos, visto que o nosso pessoal foi praticamente instantâneo, estávamos completamente enganados, a papelada das motos foi extremamente complicada, só saímos da aduana por volta das 8.00 da noite, completamente exaustos e estressados, dormimos em uma cidade próxima chamada Santa Rosa, em um hotel bonzinho, onde tinha passado o Adriano (os atendentes não paravam de falar nele) e mais um batalhão de Argentinos, rumo ao Alaska (acho que vai rolar uma pelada no gelo)...
Decidimos seguir pelo circuito das praias de El Salvador, e para nossa surpresa é um roteiro espetacular, paradisíaco, posso indicar, eu mesmo um dia vou voltar ali, parada certa de surfistas e aventureiros norte americanos, um espetáculo, contraste entre montanhas e praias, um visual espetacular....

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